O que significa MMDC

Qual o significado de MMDC e o que quer dizer a sigla e o que significa MMDC como acrônimo representando os nomes dos mártires do Movimento Constitucionalista de 1932.

MMDC é o acrônimo que representa os nomes dos mártires do Movimento Constitucionalista de 1932, jovens estes que motivaram a Revolução Constitucionalista ocorrida em 9 de julho daquele ano.

Descobrir o que foi o MMDC e quais foram os resultados da Revolução Constitucionalista é importante para entender o que aconteceu depois dessa revolução e as consequências em São Paulo e no Brasil após o conflito armado.

Explique o que significa MMDC

As iniciais que ajudam a entender o que significa MMDC representam os nomes dos jovens estudantes e manifestantes paulistas. São eles Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, que foram mortos por tropas federais do Brasil ligadas ao Partido Popular Paulista, sigla PPP.

Essas tropa era um grupo político-militar do regime de Getúlio Vargas, durante uma manifestação acontecida na noite do dia 23 de maio de 1932, evento este que antecedeu 9 de Julho e foi uma das razões para o grande conflito no país daquele ano entre o Estado de São Paulo e o Brasil.

O que significa MMDC

O que significa a sigla MMDC

A sigla representou essa organização clandestina para o levante e que depois coordenou os esforços de guerra, no recrutamento dos paulistas, arrecadação de fundos e também recursos, bem como a distribuição para os soldados do Exército Constitucionalista.

Atualmente, os restos mortais dos estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo estão sepultados no mausoléu do Obelisco do Ibirapuera, localizado no parque homônimo na cidade de São Paulo, e os nomes estão incluídos no livro de heróis da pátria.

Portanto, O MMDC foi o símbolo da resistência paulista cuja sigla significa Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, quatro estudantes mortos pelas forças do governo federal durante um protesto. Protesto este onde os paulistas resistiram por 3 meses, mas que depois foram derrotados militarmente pelas forças de Getúlio Vergas.