Dia da Revolução Constitucionalista de 1932

O feriado de 9 de Julho é muito mais do que apenas saber o que abre e fecha no Dia da Revolução Constitucionalista de 1932, é entender como acabou a revolta Constitucionalista e por que se comemora o Dia da Revolução do Soldado Constitucionalista em todo o Estado de São Paulo menos no Brasil.

Nesta data especial em São Paulo é celebrado o Dia da Revolução, ocorrida na década de 1930 e considerado um movimento que está entre os maiores conflitos civis e um dos mais importantes acontecimentos políticos na história do Brasil.

Dia da Revolução Constitucionalista de 1932

9 de Julho é o dia da Revolução Constitucionalista

Dia da Revolução Constitucionalista de 1932 é feriado

O Dia da Revolução Constitucionalista é comemorado todos os anos em 9 de julho sendo feriado em São Paulo e em todo o Estado, considerado portanto um feriado estadual.

Além de ser nomeada como o Dia da Revolução Constitucionalista de 1932, esta data também é conhecido por Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista e uma homenagem ao movimento contra a ditadura do então presidente Getúlio Vargas, realizado no ano de 1932 pelos paulistas.

A origem do Dia da Revolução Constitucionalista como feriado se dá em 1997, quando na época o governador Mário Covas oficializou o dia 9 de julho como feriado civil em todo Estado paulista, declarando uma homenagem ao soldado constitucionalista que lutou pela queda de Vargas.

O Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista foi oficialmente declarado feriado civil neste ano através da Lei nº 9.947 a partir de um projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Guilherme Gianetti.

Que dia é comemorado a Revolução de 1932

A história da Revolução Constitucionalista de 1932 que aconteceu nesse dia é marcada quando o Estado de São Paulo entrou em guerra conflitando contra o Governo Brasileiro.

Nesta época, o presidente da república era Getúlio Vargas, cujo em seu mandato tinha derrubado a Constituição de 1881. Getúlio governava sozinho sem deputados, senadores e vereadores.

No ano de 1932 os paulistas queriam elaborar um conjunto de leis para o Brasil, uma nova Constituição. O dia da Revolução Constitucionalista de 1932 começou em 9 de julho e durou três meses indo até o dia 2 de outubro de 1932.

Apenas dois anos depois foi aprovada uma nova Constituição nacional com importantes leis para o país como a garantia do voto para a mulher, a jornada de trabalho de 8 horas como conhecemos hoje e o 13º salário como direito do trabalhador.

Quando se comemora a Revolução de 32

Agora que você já sabe qual é o feriado de 9 de julho e a importância que ele teve para o Brasil, saiba que é uma data comemorativa em alusão ao aniversário da Revolução Constitucionalista de 32.

Nove de Julho é o dia em que comemora um dos maiores conflitos envolvendo São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e o Brasil como um todo, sendo um dos mais importantes acontecimentos da história brasileira.

O que aconteceu no dia 09 de julho de 1932

O dia 9 de julho de 1932 marcou a história de São Paulo e os rumos que levaria o Estado em relação ao País.

Há grandes motivos por que a data é feriado. Foi nesta data que começou uma revolta que o Estado de São Paulo organizou contra o governo Getúlio Vargas e que quase culminou na independência do Estado.

Com o governo de Getúlio Vargas sem qualquer outro órgão de origem democrática, preocupava seus aliados que exigiam a convocação de eleições para eleger presidente e deputados.

O assassinato de quatro estudantes paulistas por policiais em um conflito no dia 23 de maio, sendo a data que também entrou para a história do Estado de São Paulo, foi o ocorrido que causou o grande estopim e que inflamou o sentimento de revolta da população paulista na época.

As iniciais dos nomes dos jovens, formando o acrônimo M.M.D.C. de Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo tornaram-se o símbolo da revolução e batizou esse movimento.

A exigência que fosse feita uma nova Constituição era prioridade para a sociedade de São Paulo, que decidiu começar a revolução oficialmente no dia 9 de Julho de 1932, para combatera o governo nacional e que aconteceu durante três meses. O combate chegou ao fim no dia 2 de outubro de 1932 após a rendição dos paulistas.

Também em homenagem aos jovens que morreram em defesa do movimento constitucionalista, o dia 23 de maio de cada ano é reconhecido como feriado estadual, sendo o Dia da Juventude Constitucionalista.

Na capital de São Paulo, o obelisco localizado no parque do Ibirapuera é um marco construído justamente para simbolizar a vida dos estudantes.