O que é quarta feira de cinzas

Para os católicos o que é quarta feira de cinzas e o que significa este dia deve ser do conhecimento de quem participa desta comunidade.

O dia de quarta feira de cinzas representa o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental católico, podendo também ser chamado por Dia das Cinzas e é uma data com um especial significado para a comunidade cristã católica.

Todas as cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

Para sabermos o que é quarta feira de cinzas, temos que primeiro entender que esta quarta feira sempre coincide com o dia seguinte à terça-feira de Carnaval e é o primeiro dos 40 dias, a chamada Quaresma, entre essa quarta feira e a sexta-feira Santa dois dias anterior ao domingo de Páscoa.

O que é quarta feira de cinzas
O que significa quarta feira de cinzas

O que é quarta feira de cinzas e quaresma

É na quarta feira de cinzas que começa a quaresma. Passam-se então quarenta dias antes da Sexta-feira Santa e isso é o que significa a quaresma para os cristãos. O nome oficial da quarta feira de cinzas é O Dia das cinzas, apesar de não ser muito popular. O motivo pelo qual este dia ficou conhecido como quarta feira de cinzas é que são 40 dias antes da Sexta-feira Santa, e o primeiro dia é sempre uma quarta feira. A Bíblia não menciona o que é quarta feira de cinzas.

O que significa quarta feira de cinzas

O que é quarta feira de cinzas e a sua origem sempre foi pesquisada. A origem deste nome é religiosa. Durante este dia, é celebrada a tradicional missa das cinzas. As cinzas utilizadas em um ritual provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano passado. Com estas cinzas mistura-se a água benta. De acordo com a tradição católica, o celebrante desta cerimônia utiliza essas cinzas que estão úmidas para fazer o sinal da cruz na fronte de cada fiel na igreja, dizendo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

O que é quarta feira de cinzas para os católicos

Na quarta feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa a Igreja Católica aconselha todos os fiéis a fazerem jejum, em uma tradição que já existe há vários anos e tem como intenção fazer com que os fiéis católicos tomem parte do sacrifício de Jesus e seguem o seu exemplo. Assim como Jesus se sacrificou na cruz, aquele que crê também pode fazer um determinado sacrifício, abstendo-se de algo.

Quarta feira de cinzas é feriado

A quarta feira de Cinzas não é um feriado oficial de acordo com a lei federal. Entretanto, muitos estabelecimentos comerciais não funcionam neste dia ou funcionam meio-período, mesmo tendo autorização para funcionar. Algumas repartições públicas não emergenciais e agências bancárias ou serviços de utilidade pública só funcionam após o meio dia geralmente.

Agora que você já sabe o que é quarta feira de cinzas, fica mais fácil entender este dia e porque de sua existência no calendário gregoriano!