O que é órgão emissor

Órgão emissor ou órgão expedidor é o órgão público que emitiu o seu documento. Caso você quiser saber onde fica o órgão emissor na carteira de identidade (RG), esse é o órgão que expediu este documento, que em geral é emitido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de cada Estado da Federação.

Existem ainda diversos outros Documentos de Identidade, como Carteiras de Classe, já nesse caso o emissor é a a entidade de classe profissional que a emitiu como o CREA, CREFITO, CREFI, CRC, CRM, entre outros que fazem a administração do exercimento de cada profissão.

Caso for uma carteira de motorista, o órgão é o DETRAN de cada Estado, e se for o passaporte é a Delegacia da Polícia Federal (DPF). Temos como exemplo ainda a carteira de Trabalho que é emitida pelo Ministério do Trabalho.

O que é órgão emissor
Onde fica o órgão emissor na carteira de identidade

Data de emissão

Data de emissão é a data em em que o documento foi emitido para o cidadão.

Órgão emissor e UF

Para entendermos o que é órgão emissor e UF, esta sigla significa Unidade da Federação, ou seja, onde o cidadão terá o seu documento.

Exemplos de órgão emissor

Temos como exemplo sobre o significado as utilidades publicas a seguir.

O que é órgão emissor do RG: o documento de identificação ou carteira de identidade de cada cidadão, a sigla RG que significa Registro Geral, é geralmente emitido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de cada Estado (UF). Para identificar o órgão que emite, basta verificar as letras que constam na sigla junto ao Estado. Por exemplo: Uma Cédula de Identidade emitida pela SSP do Estado de São Paulo será então “SSP-SP”, de Minas Gerais “SSP-MG”, e assim com a sigla de outros Estados.

Carteira de Trabalho: é o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de cada Estado da Federação que expede a documentação.

O que é órgão emissor da CNH (Carteira Nacional de Habilitação): a carteira de motorista normalmente é obtida no Departamento de Trânsito (DETRAN) de cada Estado.

Passaporte: a responsabilidade pela emissão de passaportes é do Departamento de Polícia Federal (DPF). Os vistos podem ser obtidos nos Consulados ou Embaixadas dos países.

Certidão de Nascimento, Casamento ou Certidão de Óbito: São documentos geralmente emitidos pelo Cartório Civil, que existe em grande quantidade em qualquer cidade do país.