Significado de recíproco

Recíproco quer dizer que existe algo em comum presente em uma relação entre duas partes distintas, ou seja, quando há um acordo de um lado também existe de forma igual no outro.

O termo diz respeito a tudo aquilo que acontece na mesma quantidade, da mesma maneira ou jeito quando se recebe e dá ao próximo, podendo ser material ou não mas que seja de interesse em comum.

Portanto, a palavra recíproco significa quando o sentimento é correspondente, igual ou semelhante entre duas pessoas ou então entre certo grupo.

Significado de recíproco
O que quer dizer recíproco

Qual o significado de recíproco

A reciprocidade de algo ou um sentimento sempre tem que ser igual. Isso que dizer que o fazemos com os outros aquilo que irão fazer com a gente ou que sentimos pelo próximo aquilo também que sentem por nós.

Nas relações que são mais equilibradas, todo sentimento deve ser recíproco e isso envolve o respeito, confiança e o amor por exemplo.

Resumidamente, o significado de recíproco é o que as pessoas sentem umas pelas outras, se amam e se respeitam de um jeito igual, sem tirar e nem adicionar.

Quando alguma pessoa diz para você que tem um sentimento ou que estará de prontidão para ajudar, podemos responder imediatamente com a expressão a recíproca é verdadeira, já que estamos dizendo que sentimos o mesmo por esta pessoa e que provavelmente estaremos prontos para também ajudar caso ela precise por exemplo.

O que é reciprocidade

O termo recíproco no dicionário é um adjetivo que tem origem latina e que pode ter como exemplo de uso a correspondência entre duas partes distintas ou aquilo que tem como determinada base a reciprocidade em ambos os casos.

A definição de recíproco é tudo aquilo que vale para ambos e um bom exemplo da palavra esta na seguinte frase: “Você ama a sua família e ela também te ama, portanto, esse amor é recíproco além de ser logicamente correspondido pois ambas as partes estão envolvidas nesse laço”.