Significado de Nostalgia

Qual o significado de nostalgia no dicionário, o que significa a palavra nostalgia em português, espanhol e o que quer dizer pura nostalgia musical.

Nostalgia tem como significado o estado de profunda tristeza causado pela falta de algo. É a sensação de saudade originada pela lembrança de um momento vivido no passado ou de pessoas que estão distantes.

Tem como conceito um sentimento melancólico geralmente produzido em pessoas que se encontram longe da sua terra natal e sente saudades da sua pátria, do seu lar e de coisas que lhe são familiares.

Etimologicamente, a palavra nostalgia é formada pelos termos gregos nostós (que significa regresso a casa) e álgos (que significa dor). Esse sentimento de tristeza é causado em um indivíduo pela distância em relação a um lugar, pessoas ou coisas. Esse afastamento em relação a elementos queridos provoca abatimento e uma vontade extrema de voltar a esses momentos e lugares ou de estar com algumas pessoas.

O significado de nostalgia quer dizer também um comportamento anormal em indivíduos que foram afastados da sua terra natal ou separados da sua família. Há um forte desejo de regressar à pátria ou de rever os seus familiares. É um sentimento semelhante à saudade mas tende sempre a aumentar.

Os pensamentos nostálgicos também podem estar associados a momentos de felicidade vivenciados em determinado período da vida, em alguns casos são idealizados.

O estado de nostalgia também é produzido através da lembrança da infância. Dos brinquedos, jogos, brincadeiras, programas de televisão e de outros momentos vividos quando criança.

Significado de Nostalgia

O que significa nostalgia

Nostalgia Musical

A nostalgia musical é bastante comum no dia a dia e ocorre quando ouvimos uma música e nos lembramos de momentos de nossas vidas que foram marcados por ela: a música que tocava no primeiro encontro, no dia do casamento, na promoção do emprego, em um enterro ou qualquer outra situação.

Significado de Nostalgia no Romantismo

A nostalgia tornou-se conhecida no período do Romantismo por volta do século XVIII e XIX, na Europa, já que o movimento tratava dos sentimentos da tristeza e da saudade do seu país ou de sua amada idealizada.

No Romantismo, havia um grande apreço pela melancolia e o sentimento de saudade retratava bem essa realidade. A nostalgia era tão notória e expressiva nesse período que acabou se tornando uma obsessão, que era chamada de mal-do-século, onde os autores usavam da nostalgia para escrever as suas obras e basear sua vida.