O que é folclore

A curiosidade sobre o que é folclore vem de muitos anos mas poucos sabem que o folclore é uma palavra de origem inglesa e que significa “O Conhecimento do Povo”.

É um conjunto de mitos e lendas que passado de geração para geração, constituído pelos costumes e tradições transmitidos entre as pessoas.

O que é folclore e para que serve?

Todos os povos no mundo possuem as suas tradições, as crenças e superstições, que se compartilham através das tradições, lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas, entre tantas outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo ao longo do tempo.

Os mitos e as lendas do folclore nascem da pura imaginação das pessoas e moradores das regiões do interior de países como o Brasil e os Estados Unidos por exemplo e aguçam a curiosidade sobre o que é folclore. Várias destas histórias foram criadas para enviar mensagens importantes ou simplesmente para assustar as pessoas nestes lugares.

O folclore pode ser uma lenda ou mito e vários deles deram origem à festas populares que ocorrem em vários lugares do Brasil e também em outros países como os Estados Unidos.

A Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura, UNESCO, declara que o que é folclore é sinônimo de cultura popular e que ele representa a identidade social de uma comunidade através das suas criações culturais, coletivas ou individuais e é também uma parte imprescindível da cultura de cada país.

Observa-se que o que é folclore não é um conhecimento concentrado, embora se enraíze em tradições que podem ter grande antiguidade, mas muda-se no contato entre culturas distintas, nas migrações, e através dos meios de comunicação onde se inclui recentemente a própria internet por exemplo. Um dos trabalhos culturais da UNESCO é orientar as comunidades incentivando a boa administração da sua herança folclórica para assim manter o verdadeiro significado o folclore local, sabendo que o progresso e as mudanças que ele provoca podem tanto enriquecer uma cultura como destruí-la para sempre pelas modificações e boatos.

Entende-se que as lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas pela boca através dos tempos. Estas lendas misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são considerados fantasia. As lendas buscam dar explicação aos acontecimentos misteriosos e ou sobrenaturais.

Já os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos de antigamente não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas por exemplo, eles criavam os mitos com este objetivo de dar sentido as coisas do mundo quando percebiam algo de diferente. Os mitos também serviam como uma maneira de passar os conhecimentos e também alertar as pessoas sobre os perigos ou defeitos e qualidades do ser humano.

Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se juntam com os fatos da realidade para assim dar sentido a vida e ao mundo.

O dia 22 de Agosto é o dia do Folclore brasileiro e de sua história
O dia 22 de Agosto é o dia do Folclore brasileiro e de sua história

No Brasil, o folclore e sua história é comemorado em todo o país no dia 22 de Agosto em sua data oficial e há várias histórias que ajudam a entender o que é folclore.