Bandeira do Brasil oficial

Imagem da bandeira do Brasil oficial com o significado das cores e das estrelas e a história da primeira bandeira do Brasil império.

No ano de 1889 foi oficializada a bandeira do Brasil que é o principal dentre os quatro símbolos nacionais formada por um retângulo verde como base, o losango amarelo sobreposto, um círculo azul e as estrelas que também formam o cruzeiro do sul.

Desde criança aprendemos na escola a importância da Bandeira do Brasil e desde o início aprendemos a colorir com as cores usadas na bandeira nacional e descobrimos o seu significado.

Em diversas situações como em jogos do Brasil por exemplo buscamos também bandeiras brasileiras para imprimir e comprar para usarmos em casa, na rua e até no carro!

Quantas estrelas tem a bandeira do Brasil é uma pergunta bastante comum e é uma dúvida que muitos brasileiros tem e confundem.

No centro da bandeira temos o círculo azul com 27 estrelas brancas de cinco pontas que substituiu o brasão de armas da época do Império.

As estrelas remetem a posição do céu visto no Rio de Janeiro no dia 15 de novembro de 1889 e representam cada Estado brasileiro, ou seja, cada estrela representa um estado federativo específico, além da capital que é o Distrito Federal.

Estrelas da bandeira do Brasil
Significado das estrelas na bandeira do Brasil

Aprenda tudo sobre a bandeira do Brasil desde a história, o formato retangular e as cores usadas, a simbologia das estrelas e a faixa com a representação. Até o modo de dobrar a bandeira nacional brasileira tem que ser feita de forma correta.

Imagem da bandeira do Brasil

As cores oficiais da bandeira brasileira são o verde, o amarelo, o azul e a faixa branca com a frase Ordem e Progresso.

Originalmente no início simbolizavam as cores das casas reais da família de D. Pedro I, sendo que o verde significava a cor símbolo da casa real dos Bragança e o amarelo significava a casa real dos Habsburgo.

No entanto, posteriormente ao longo do tempo e dos anos os brasileiros associaram outros significados para cada uma das cores da bandeira, mesmo que estes significados não sejam considerados oficiais. São eles:

O branco significa o desejo pela paz. O azul simboliza o céu e os rios brasileiros que temos. O amarelo que simboliza as riquezas do país. O verde simboliza a rica floresta brasileira.

A frase Ordem e Progresso escrita na bandeira foi baseada nos estudos do filosofo francês que é fundador do positivismo, o Augusto Comte.

Imagem da bandeira do Brasil
Significado das cores da bandeira do Brasil

O verde escolhido por Dom Pedro I como a cor do Império, foi o tom da bandeira em várias batalhas portuguesas no continente da Europa. Tinha uma forte associação com as lutas libertárias.

Já o amarelo que a partir de 1250, após a conquista da região do Algarve, passou a estar presente no brasão de armas de Portugal. No amarelo eram representados os castelos conquistados dos mouros.

A cor azul e também o branco tem como origem os muitos donatários de capitanias hereditárias que usavam esta combinação para representar seu território. Assim, os tons passaram a ser frequentes também nos símbolos nacionais.

As estrelas figuram na bandeira, nas armas e nos selos nacionais. O desenho das constelações representam os Estados brasileiros mais o Distrito Federal e são baseadas no retrato do céu carioca que estava no dia da Proclamação da República.

A frase Ordem e Progresso qur dizer a redução de um lema positivista do filósofo francês Auguste Comte que proclama: O amor por princípio e a ordem por base, o progresso por fim.

História da bandeira do Brasil

Quando foi criada a bandeira nacional e o que significam suas cores? A última e atual versão da bandeira brasileira foi mostrada em 19 de novembro de 1889 através do Decreto nº 4, quatro dias depois da proclamação da República no Brasil, substituindo a então antiga bandeira imperial do país. O desenho da bandeira do Brasil foi de Décio Vilares e teve como inspiração a bandeira do Império.

Em mais de 500 anos e história, o Brasil já usou dez bandeiras. Até o ano de 1645, o Brasil utilizou os mesmos estandartes de Portugal, ou seja, as mesmas figuras e modelos. Depois, passou a ter os seus próprios desenhos. E foram muitos ao longo de décadas. Essas trocas sempre refletiram as mudanças políticas que ocorreram na nação.

Primeira bandeira nacional

A primeira bandeira brasileira e que ainda não se parecia com a atual foi criada no dia 19 de setembro de 1822 por decreto de Dom Pedro I. Apenas em 1889, com a Proclamação da República, as armas do Império foram então substituídas pelo círculo azul, o emblema republicano que conhecemos hoje.

Já o losango amarelo que aparece sobrepondo o verde, considerado único entre todas as bandeiras nacionais, foi criado pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret que é fundador da nossa Academia de Belas-Artes. Muito além de associarmos com o verde das matas e o amarelo do ouro como visto acima, as cores da bandeira do Brasil têm profundo significado histórico.

A frase é facilmente mostrada acompanhando a introdução de cada bandeira. A primeira foi do império português. No ano de 1821 houve a queda do Absolutismo e a transformação em monarquia constitucional. No ano seguinte, o Brasil se tornava independente ganhando então o pavilhão imperial que permaneceu hasteado até a proclamação da República em 1889.

No dia 19 de novembro, surgiu a nossa bandeira nacional usada até hoje em dia. As estrelas posicionadas conforme eram vistas exatamente no céu do Rio de Janeiro em 15 de novembro representam os 20 Estados e o município neutro, transformado posteriormente em Distrito Federal. Na medida que novos Estados foram criados, mais estrelas foram adicionadas e hoje são 27 estrelas na bandeira brasileira.

Primeira bandeira do Brasil
Pavilhão privativo do Príncipe do Brasil

Bandeira do Império do Brasil

No início logo após a independência do Brasil que era colônia portuguesa, Dom Pedro I foi nomeado o Imperador do Brasil. Sendo assim foi criada uma bandeira e brasão de armas para que representasse o império brasileiro, sendo esta uma base inspiradora para a atual bandeira do Brasil adotada.

Como explciado, as cores eram associadas com as casas sendo o retângulo verde remetendo à casa de Bragança, da qual fazia parte a família de Dom Pedro I e o amarelo remetia à casa de Habsburgo-Lorena, pertencente à Dona Leopoldina que era a primeira esposa do imperador.

Porém, com o fim do período imperial e a instauração da república que perdura até os dias atuais, novas interpretações e significados foram feitas para as cores da bandeira brasileira, atualizando assim a sua interpretação.

Bandeira do Império do Brasil
Bandeira utilizada no Império do Brasil

Dia da bandeira nacional

O Dia da Bandeira do Brasil é comemorado todos os anos em 19 de novembro ma esta data não é considerada umferiado nacional no Brasil.

Nesta mesma data no ano de 1889 aconteceu a instituição da bandeira republicana nacional como bandeira oficial do Brasil, portanto, trocando a antiga bandeira imperial pela bandeira da República. A nova bandeira do Brasil, ou seja, a bandeira republiana foi adotada pelo decreto número 4 no dia 19 de novembro de 1889 com o desenho de Décio Vilares.

Já no dia 11 de maio de 1992 a bandeira brasileira passou a ter 27 estrelas no lugar de 22.

A Bandeira do Brasil simboliza a nossa pátria e a união entre os Estados brasileiros e serviu desde o princípio para aumentar o sentimento de união entre todo o povo brasileiro.

Hino da bandeira

O hino à Bandeira do Brasil tem como letra de Olavo Bilac e música de Francisco Braga e foi apresentado pela primeira vez no ano de 1906.

É tocado pela banda militar das Forças Armadas brasileiras durante a cerimônia de troca da Bandeira na Praça dos Três Poderes em Brasília quando a Bandeira antiga está sendo descida, enquanto que no momento da subida da nova Bandeira é tocado o Hino Nacional.

O hino da bandeira nacional é tocado também em comemorações cívicas no Dia da Bandeira em 19 de novembro e é considerada um dos hinos oficiais.

Tem como Refrão: Recebe o afeto que se encerra. Em nosso peito juvenil, Querido símbolo da terra, Da amada terra do Brasil!