Significado do nome Maria

Existem várias interpretações para o significado do nome Maria que vem do hebraico Myriam é que é o nome da mãe de Jesus.

Significa senhora soberana, pura e forte, tornando-se popular com a religião católica criando uma versão latina deste nome.

Ela é citada no Novo Testamento da Bíblia e é uma das santas com mais devotos no mundo.

Há diversas referências de que a origem é do hebraico Myriam ou Marah mas o significado do nome é incerto, pode ser originalmente um nome egípcio proveniente de “mry”, que quer dizer amada de Deus ou “mr”, que significa amor”, dando sentido de “senhora amada” segundo alguns autores.

Qual o significado do nome Maria?

Existem mais de setenta interpretações para o significado do nome Maria, outras teorias que traduzem para mar de amargura, a forte ou a que se eleva ou, ainda, estrela do mar surgem como referência ao pesquisarmos pelo nome mais escolhido entre as mulheres.

Definição e significado do nome Maria
Significado e definição do nome Maria

Temos ainda outras evidências de que o significado do nome Maria ficou popular na Europa antes do cristianismo, uma forma feminina do nome romano Marius.

O nome é derivado das palavras assírias “Yamo Mariro” (Yam, Mar = Maryam), que significa oceano azedo ou ácido em idiomas semíticos, em particular o aramaico assírio. Portanto, Maryam é a forma em hebraico, também em árabe e ainda em assírio-siríaca.

O que significa o nome Maria?

O significado de Maria aparece muitas vezes junto ao o nome masculino João na etimologia portuguesa. Podemos atribuir ao conjunto Maria e João, qualidade de uma pessoa forte e que cresce bastante.

Embora seja muito comum nos dias atuais, na idade média o nome era muito pouco utilizado, era raro chamar alguém por este nome devido ao vínculo com Deus. Afinal de contas, carregava e ainda carrega nos dias de hoje palavras como sobrenatural, perfeita, encantadora, divindade e coisas sagradas.

Portanto, não era comum as pessoas utilizarem nome de santidades nesta época. As pessoas sempre consideraram e deram importância para o significado do nome Maria desde os primórdios.

Esse tabu não existe mais hoje em dia, e muitos pais ao redor do mundo têm adotado o significado do nome Maria para dar aos filhos, inclusive combinado com outros nomes e formando nome composto, como Ana Maria, Maria Helena, entre outros.

Com isso, aparece muitas vezes associado a um segundo nome e até em conjugação com nomes masculinos, como Maria José.

A versão francesa Marie e a inglesa Mary ocorrem com alguma frequência no Brasil. Maria como nome é adotado na Inglaterra desde o século 12 e passou a ser um dos nomes femininos mais comuns desde o século 16, tornado assim um dos nomes mais conhecidos no mundo há muito tempo.

Nome composto com Maria

Veja alguns nomes compostos com Maria e saiba mais sobre o significado do nome Maria combinado com sobrenomes e a forma correta de combiná-los. Sabemos que a origem do nome Maria é Bíblico, e pode também significar uma mulher que ocupa o primeiro lugar ou soberana.

Quando fazemos a combinação com o nome Maria, então fica ainda mais abrangente o significado. Por exemplo, se for colocar Maria Paula em uma menina, o nome vai significar mulher delicada que ocupa o primeiro lugar, levando em consideração o significado do nome Paula também!

Significado do nome Maria com os números

O número para o nome Maria é o 6.

As qualidades deste nome geralmente são associadas a pessoas carinhosas, compreensiva, meiga e responsável. Uma pessoa com personalidade de número 6 é passional e humana. Tem necessidade em ajudar o próximo e pode até se sacrificar por quem ama.

Procura agradar sempre o parceiro, podendo se tornar dominadora e possessiva caso se sentir-se insegura em relação aos seus sentimentos, dando profundidade ao significado do nome Maria em relação a personalidade na escolha.

Lado positivo é o amor, beleza, equilíbrio, família, saúde, justiça. O lado negativo é a utopia, mártir, ciúmes, ressentimento, dificuldade em aceitar a realidade.

O seu número de ambição é o 2. O seu número de personalidade é o 4. O seu numero de expressão é o 6.

Características do nome Maria

Algumas cidades foram batizadas seguindo o significado do nome Maria e estes lugares são no Brasil e em outros países como Estados Unidos, Argentina e México.

Algumas informações que complementam o significado e curiosidades:

Gênero: nome feminino.
Separação das sílabas: Ma-ri-a.
Nomes similares: Hmaria, Maaria, Marai, Marair, Maray, Marhia, Mariaa, Mariah, Mariar, Mariha, Mariia, Marria, Marya, Maryah e Mmaria.
Maria deriva de: Miriã, Myriam, Marah, Mrym, Mari, MIréia, Mariana, Marion e Manon.
Que derivam de Maria: Míriam, Maia, Mara, Marina, Mariah e Marie.
Apelidos: Mari, Mariazinha e Mama.
Forma masculina: Mário.
Aumentativo: Mariazão.
Diminutivo: Mariazinha.