O que é quitação eleitoral

Quitação eleitoral permanente é quando a situação do cidadão brasileiro está regularizada diante da Justiça Eleitoral do país. É possível encontrar por nome os eleitores que votaram, justificaram o voto ou fizeram o pagamento da multa eleitoral no prazo correto através do formulário.

Você que é eleitor ou eleitora brasileira acima de 16 anos saber dizer o que é e se está com sua quitação eleitoral em dia para poder votar ou tirar documentos? Caso você não saiba dizer ou acredita que precisa regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral do Brasil, não perca tempo e descubra como fazer e o que precisa para estar com a situação regularizada.

O que acontece com o eleitor que não possui certificação de quitação eleitoral? – O cidadão eleitor ou eleitora que deixar de votar no dia da eleição, sem qualquer justificativa válida ou mesmo deixar de efetuar o pagamento de multa no prazo definido, ficará em débito com a Justiça Eleitoral brasileira. Consequentemente, a pessoa além de não ter participado do maior evento nacional, também será impedida de:

– Adquirir passaporte ou carteira de identidade;
– Fazer parte de concorrência pública ou administrativa em qualquer instituição;
– Pedir empréstimos;
– Receber salário de entidades públicas ou assistidas pelo governo;
– Reivindicar documentos que necessitem da quitação eleitoral;
– Renovar matrícula em qualquer instituição de ensino pública ou fiscalizada pelo governo; e
– Se inscrever em concursos públicos ou tomar posse de cargos públicos.

O que é quitação eleitoral
Como tirar a certidão de quitação eleitoral

Certidão de quitação eleitoral

A certidão de quitação eleitoral é muito importante para o cidadão pois sem ter ela, você não poderá perderá direitos de exercer atividades simples de um brasileiro como por exemplo tirar documentos e ingressar em uma universidade pública.

A certidão de quitação eleitoral pode ser emitida online pela internet desde que o cidadão não tenha qualquer pendências como multas. Para a emissão e também validação das certidões online pela internet no computador, exige que a pessoa preencha todos os campos do formulário de emissão ou validação no site.

Os dados que serão informados por quem necessita da quitação eleitoral devem coincidir exatamente com aqueles que aparecem ou constam no cadastro eleitoral do brasileiro. Agora, se por algum motivo aparecerem ou forem diferentes, a certidão de quitação eleitoral não será emitida para quem solicita.

Caso você não tenha os dados que são necessários para fazer a emissão ou validação, você poderá buscar o auxílio de um cartório eleitoral mais próximo de sua região em SP, MG ou qualquer outra região do país, inclusive no DF.

O que faço para obter minha quitação eleitoral? – Caso esteja perfeitamente em dia com a Justiça Eleitoral, basta apenas entrar no site do TSE, selecionar a aba Eleitor e eleições, certidões e por último busque por quitação eleitoral no menu, a partir daí é só preencher no formulário os seus dados.

Como saber a situação frente à justiça ou se está quite com a justiça eleitoral? – Depois de vermos a necessidade e importância de estarmos com a situação totalmente em dia com a Justiça Eleitoral, a seguir você verá no formulário como se inteirar de sua situação.

Através do celular você pode baixar o aplicativo E-título que está disponível para dispositivos com o sistema Android e também IOS. No aplicativo aberto, você insere seus dados no formulário que aparecerá, que são o Nome; Data de nascimento; Número de inscrição (título de eleitor); Nome da mãe; Nome do pai.

O aplicativo irá te redirecionar mostrando suas informações eleitorais como a biometria e uma foto sua. O aplicativo do governo também mostra informações sobre a sua quitação eleitoral.

Outra maneira de saber sobre a situação da quitação eleitoral é visitando o site do TSE. Na aba Eleitor e eleições é só clicar no link serviços ao eleitor e, depois, em título de eleitor. Após entrar, você irá clicar na opção situação eleitoral. Esta consulta poderá ser feita tanto por nome quanto por número do título de eleitor.