O que é HTML na internet

Você sabe dizer o que é HTML na internet e para que utiliza? Quem usa muito a internet ou estuda programação pode algum dia perguntar o que é HTML na internet.

A sigla HTML é a abreviação para a expressão da língua inglesa HyperText Markup Language e é uma linguagem utilizada para desenvolver websites para a Internet. Este acrônimo HTML vem do inglês e em português significa Linguagem de Marcação de Hipertexto.

O que é HTML na internet e para que serve

O HTML é considerada a linguagem base da internet e foi criada para ser de fácil entendimento por seres humanos e também por robôs ou máquinas como por exemplo o Google ou outros sistemas que percorrem toda a internet capturando, armazenando e compartilhando informação em buscas por exemplo.

Quem criou o HTML?

Tim Berners-Lee é o homem que criou a linguagem HTML na década de 1990, visando a comunicação e compartilhamento de pesquisas entre ele e o seu grupo de colegas. O HTML ficou muito conhecido nesta etapa quando começou a ser utilizada para formar a rede pública naquela época, o que mais tarde se tornaria a internet que conhecemos e temos hoje. Todas as especificações da linguagem são controladas pela W3C (World Wide Web Consortium).

O que são as tags do HTML?

O que é HTML na internet para quem programa ou participa da criação de sites, utiliza-se o HTML para fazer as marcações no texto e criara estrutura da página. Esta linguagem é baseada totalmente em marcação. Nós marcamos os elementos na página para mostrar quais informações esta página vai exibir. Um exemplo interessante é um título importante, o qual, por padrão de marcação de títulos, nós marcamos com uma Tag ou elemento chamado H1 para realçar aquele título do artigo e mostrar na internet o título da manchete do site de um modo melhor. Estas tags ficam no início e no fim da palavra no título e o exemplo mostraremos adiante.

O que significa HTML
O que significa HTML

Perceba no corpo do texto que ele está entre duas marcações, que são chamadas de TAGS. As tags sempre são abertas e depois fechadas com sinal de maior e menor e mais a barra na segunda Tag, que finaliza a marcação inicializada. No exemplo, sempre abre com “<> e fecha com . O que está dentro é o conteúdo mostrado para o usuário.

Já os parágrafos são marcados com a tag P (letra p) e faz com que o texto ganhe espaços após o ponto final e no começo de cada parágrafo.

Tipos de marcações e quais são as Tags HTML
Tipos de marcações e quais são as Tags HTML

A estrutura básica do HTML começa sempre do mesmo jeito e o exemplo completo você verá abaixo, todo HTML começa do mesmo jeito como pdoemos ver nas imagens o que é HTML na internet.

Estrutura completa do  HUML
Exemplo de estrutura completa do HTML

Na primeira linha no HTML temos o DOCTYPE que avisa aos browsers, os robôs de buscas e leitores de tela qual o tipo de documento é aquele que eles estão prestes a renderizar ou carregar. Com isso o Doctype avisa o browser para que ele saiba como se comportar ao ler o código.

Após isso, começamos com a Tag HTML. Isso indicar que todo o conteúdo que estiver entre estas tags html é escrito em HTML, e ao lado da palavra HTML tem um atributo chamado lang, que indicamos qual o idioma do texto que escreveremos nesta página, é o língua utilizada no site.

Logo após esta tag html temos outra tag chamada Head. Nesta tag Head indicamos todo o cabeçalho do documento, inclusive o título e indicamos a tabela de caracteres que o browser deve utilizar para renderizar o texto. Os browsers (navegadores) identificam as tags e apresentam a página conforme está especificada. Um documento em HTML é um texto simples, que pode ser editado em um Bloco de Notas ou qualquer Editor de Texto e transformado em hipertexto ao salvar.

A tag Title é bem importante e fica após a tag Head e antes de /Head e é com ela que você indica o título do documento. O Google por exemplo e outros sistemas de busca utilizam essa tag para indicar em suas buscas o título da página em questão. Apesar de não aparecer para o usuário na página, isso é muito importante para que você apareça bem nas buscas.

Logo depois da tag de fechamento /head começamos a tag Body. Dentro deste elemento é que vamos escrever todo o código HTML do restante do site, ou seja, é tudo o que você irá mostrar para quem acessar a página, desde o texto grande ou colorido, até imagens, que são normalmente adicionadas entre Tags Div.

Abaixo, a estrutura principal do que é o que é HTML na internet.

Modelo e estrutura principal do HTML
Modelo e estrutura principal do HTML

As tabelas são usadas para dados tabulares apenas e a estrutura começa com a Tag table, finalizando com a Tag /Table. TR é a Tag para linha e TD é utilizada para dividir a linha em colunas, ficando dentro por tanto da tag TR.

Na imagem acima, temos um exemplo completo de um código HTML e o que é HTML na internet pela visão de quem programa e dos robôs.

E agora, descobriu o que é HTML na internet? Fácil não é!

Tem muito mais a estudar a respeito de CSS, sobre o que é HTML na internet junto com outras linguagens de programação como o PHP e o design de páginas.

Comece a programar!