O que é Ebola vírus

Ebola é um vírus fatal para humanos e outros primatas. Conhecido também como a febre hemorrágica de Ebola ou a doença viral de Ebola, ele foi identificado pela primeira vez no mundo no ano de 1976, em uma vila na África.

Esta vila no continente africano é chamada Ebola e está localizada na República Democrática do Congo e emprestou o nome ao que conhecemos como o que é Ebola vírus. Desde então, já foram 14 surtos da doença na África.

É uma doença rara e mortal e os cientistas já identificaram cinco tipos diferentes do ebola, sendo que três são os mais perigosos: bundibugyo, sudão e zaire. A epidemia ou o surto de 2014 é do ebola-zaire.

O que é Ebola e como se pega

A forma mais comum para pegar Ebola é pelo contato com fluídos corporais de uma pessoa infectada como a saliva, urina, sangue e lágrimas. Não há casos de transmissão sem que haja contato físico direto com uma pessoa doente.

O que é Ebola
O que é Ebola e como se pega o vírus

Os parentes de vítimas infectadas e médicos que cuidam dos pacientes acabam sendo as pessoas mais vulneráveis ao vírus do Ebola justamente pela aproximação. Além disso, é bom tomar cuidado com morcegos. Ao que tudo indica, o surto atual começou porque pessoas comeram morcegos infectados. Os morcegos conhecidos como morcegos-de-fruta, são considerados hospedeiros naturais do vírus. Na prática, a primeira medida dos países que apresentam Ebola foi proibir o consumo dos morcegos.

Ebola no brasil

Se você está no Brasil, por enquanto, nenhuma chance de pegar o vírus do Ebola em território brasileiro. Os casos suspeitos logo são verificados e as pessoas com suspeita de Ebola, colocadas em quarentena segundo reportagens e exemplos divulgados pelas autoridades de saúde do Brasil. Entender o que é Ebola ajuda a evitar que a doença de espalhe em caso de surto.

Sintomas do Ebola

Os primeiros sintomas do Ebola surgem entre dois dias e até três semanas após a infecção, e no começo se parecem como os de uma gripe, como febre e dores de cabeça. Após isso a doença evolui para as hemorragias externas e deficiência de rim e no fígado. E nos casos que são mais graves, o paciente sofre sangramentos pelo nariz, olhos e boca. Dependendo do caso e do tipo de vírus, ele mata até 90% das vítimas sendo que em 2014 chegou a 60%.

Ebola tem cura?

O que é Ebola e se tem cura é algo ainda não possível responder com sim. Assim como o vírus da gripe, não há cura do Ebola mas é possível tratar os sintomas da doença. Quanto mais cedo começar o tratamento, maior a chance de sobrevivência. O tratamento do Ebola é focado em repor fluídos e sangue perdido, manter a pressão arterial da pessoa infectada e tratar infecções relacionadas. O paciente com a doença precisa ficar pelo menos três semanas em quarentena, para evitar espalhar o vírus do Ebola. E não há uma vacina. Basta tomar cuidado evitando contato com pacientes infectados, mortos ou animais que podem ser hospedeiros, como morcegos e macacos.