Consultar local de votação

Local de votação é o lugar para consultar onde o eleitor exerce seu poder de voto e dever de cidadão em uma eleição no município onde mora.

É bastante comum as pessoas terem dúvida onde votam no dia da eleição e por isso buscam consultar local de votação com o título para saber a zona eleitoral e a sessão. Isso é comum para se programar em um horário mais calmo, comparecer com tempo suficiente e assim evitar filas no instante em que decidem votar por exemplo.

Como consultar o seu local de votação antes das eleições para saber onde votar pelo nome ou o título de eleitor é fácil. Todo eleitor já está cadastrado para votar em uma seção eleitoral determinada. Mas antes é preciso saber o número da zona eleitoral e o seu local de votação.

A Justiça Eleitoral disponibiliza opções como o site do TSE, o e-Título e Disque-Eleitor que permitem ao eleitor ter em mãos qual seção deverá comparecer na hora do voto. O site do TSE disponibiliza na página inicial do portal um quadro para consulta do local de votação do cidadão.

A busca do local pode ser feita clicando no botão Local de votação. Após isso, basta em seguida colocar no formulário o nome do eleitor, a data de nascimento e o nome da mãe. Para concluir a pesquisa pressione o botão Consultar.

O mesmo serviço de busca pelo lugar de votação pode também ser encontrado na página de cada TRE, ou seja, o Tribunal Regional Eleitoral de cada Estado.

Consultar local de votação
Consultar zona e seção eleitoral

Consultar zona e seção eleitoral

É fácil e prático consultar a zona e a seção de votação diretamente pelo site do TSE ou do TRE pelo nome e por CPF

A situação do título eleitoral pode também ser consultada. Para votar, independente de carregar no dia o título eleitoral, basta apresentar qualquer documento original com foto na seção eleitoral.

Para poder consultar o número do título de eleitor e a situação eleitoral atual, será necessário colocar o nome completo, a data de nascimento corretamente e o nome da mãe do eleitor que faz a busca.

O eleitor que já souber qual é o local de votação poderá votar no dia mesmo sem ter o título de eleitor em mãos, pois bastará apenas levar qualquer documento oficial com foto como o RG.

O TSE disponibiliza uma ferramenta no próprio site que deixa consultar os números do título de eleitor, da zona eleitoral e também do endereço da seção de votação. É preciso preencher com o nome completo, data de nascimento e nome da mãe.

É possível consultar a situação eleitoral e se o título está ou não regular para votar ou tirar documentos. A consulta pode ser feita com o número do título ou pelo nome completo e usando a data de nascimento da pessoa. É possível acessar as informações diretamente pela Central do Eleitor do Estado onde reside.

Consultar local de votação por zona eleitoral e bairro

Cada eleitor que precisar pode verificar onde deve votar por meio do aplicativo e-Título que é fornecido pelo TSE ou site do próprio TRE.

No site por exemplo dá para descobrir rapidamente o local de votação consultando por zona eleitoral e o bairro.

Ao escolher uma das opções que permitem ao eleitor saber em qual seção deverá comparecer, basta selecionar por Zona Eleitoral e depois por bairros da cidade selecionada.