Quanto ganham os árbitros de futebol

Uma curiosidade comum de quem acompanha o esporte é descobrir quanto ganham os árbitros de futebol por jogo e apitando as partidas ao longo de 1 ano.

O salário dos árbitros do futebol brasileiro atualmente varia de 4 a 10 mil reais dependendo da importância do jogo.

É muito? Isso também vai depender do custo de vida que o profissional tem. Porém, temos que observar que além da tabela abaixo ainda tem hospedagem, passagem e diária para cada deslocamento de jogo.

Eles ganham pouco? Para a média e ganho dos brasileiros com certeza não. Um árbitro ganha até 100 mil por ano no brasileiro, valor que é menos que um juiz na Europa recebe anualmente.

Quanto ganham os árbitros de futebol
Quanto ganha um juiz de futebol

Conforme a tabela podemos notar curiosamente que os assistentes como os bandeirinhas, o quarto árbitro e juiz de linha ganham menos.

Quanto ganha um juiz de futebol

Podemos usar como exemplo o recordista em jogos apitados no campeonato brasileiro no último ano, o gaúcho Anderson Daronco que esteve nada mais, nada menos que em 27 partidas do torneio.

Quanto ganham os árbitros de futebol como Daronco, uma pergunta que provavelmente alguém já tentou deduzir em valores altos, conclui-se que recebe no total o valor de 99 mil reais neste ano, sem no entanto descontar os impostos.

Foi o juiz que mais ganhou para trabalhar no principal esporte do país. Considerando que a duraão do brasileição são sete mesesos sete meses, a renda mensal do árbitro foi de cerca de 14 mil reais, descontados valores do Imposto de Renda, INSS e Impostos Sobre Serviços em alguns Estados.

Um árbitro Fifa, a mais alta entre os árbitros de futebol, recebe da Confederação Brasileira de Futebol mais de 3 mil reais por jogo.

Soma-se a esse valor as diárias, que oscilam de acordo com a distância onde o juiz se encontra para ir até o jogo, variando portanto de 75 a 500 reais.

Outros árbitros da CBF que estão no quadro da Fifa, como é o caso do Daronco, recebem o mesmo cachê por partida apitada.

Quanto ganham os árbitros de futebol no Brasil? Apenas 12 juízes de futebol recebem essas quantias mais altas no campeonato brasileiro, uns mais ouros menos de acordo com os jogos trabalhados e trata-se de valores consideravelmente mais baixos ao que são pagos na Europa.

Juizes da categoria CBF-2 recebem pouco mais de 2 reais por jogo que apitam na Série A, mas o mais comum é que apitem jogos de Série B ou inferiores, recebendo portanto no máximo 1.700 reais por jogo, quando não atuam como assistentes ou quartos árbitros, resultando 480 reais por partida de Série A.

Os árbitros do Brasil não são funcionários registrados da CBF. Eles apenas recebem por jogos e costumam ter outra profissão.

Quanto ganham os árbitros de futebol na Europa

Isso é diferente na Inglaterra, onde os árbitros recebem salários mensais, bonificações e são contratados. Na liga inglesa por exemplo, a remuneração média dos profissionais é de cerca de 96 mil reais.

Já na Itália, o valor fixo mensal é de 32 mil reais, além de bonificação de 16 mil por partida. E na Espanha, os valores são aproximadamente 40 mil, além 14 mil reais por jogo.