Como funciona a bolsa de valores

O termo bolsa de valores refere-se ao espaço onde são realizados negócios envolvendo ações e entender como funciona a bolsa de valores pode auxiliar a trabalhar com títulos de renda fixa, títulos públicos federais, as moedas, commodities agropecuárias e outros diversos tipos de derivativos financeiros, como as opções de compra e venda de ações e os contratos futuros neste mercado.

O ambiente da bolsa de valores funciona como um mercado organizado, que promove o encontro entre investidores interessados em negociar valores e mercadorias. A bolsa de valores também é responsável por estabelecer as regras de negociação e também por criar um ambiente seguro e transparente para a realização destes negócios.

Como funciona a bolsa de valores no Brasil

A Bovespa que é a sigla da Bolsa de Valores de São Paulo é o principal mercado de negociação de ações de empresas de capital aberto do Brasil. Fundada em 1890, sua sede localiza-se no centro da cidade de São Paulo. É a principal do país

Em 2008, a Bovespa integrou-se operacionalmente com a BM&F – principal bolsa de mercadorias e contratos futuros do Brasil – criando a BMF&Bovespa.

O que são ações na bolsa de valores?

Uma ação é a menor parte do capital de uma empresa, é um pequeno pedaço da empresa. Uma pessoa que compra uma ação passa a ser uma pequena sócia da empresa de acordo com o valor comprado.

Como funciona a bolsa de valores
Aprenda como funciona a bolsa de valores

Tipos de ação na bolsa de valores

Ordinária Nominativa – sigla ON – esta dá direito a voto em assembléia sobre definições da empresa.

Preferencial Nominativa – sigla PN – esta não dá direito a voto, mas preferência no recebimento de dividendos.

Como funciona o investimento em ações

Todas as empresas na bolsa dividem seus lucros com os acionistas. Algumas fazem isso mensalmente, outras trimestralmente.

Os dividendos dados a quem tem ONs nem sempre são iguais aos dados a quem tem PNs.

Nesses casos, as preferenciais nominativas recebem valores maiores. Além disso, as PNs são vendidas e compradas com maior facilidade.

Porém, algumas empresas só disponibilizam ações ordinárias nominativas.

Saber lidar e compreender como funciona a bolsa de valores vai tornar tudo mais fácil no momento do investimento.