Significado de família

Família significa o conjunto de pessoas que possuem um determinado grau de parentesco e convivência. Normalmente possuem determinado segundo nome e origem em comum.

O termo família significa o conjunto de pessoas que são parentes ou possuem o mesmo sobrenome e vivem na mesma casa formando um lar e por isso, entender o significado de família faz-nos ter uma visão mais abrangente da importância de cada um em casa.

Uma família tradicional é normalmente formada pelo pai e a mãe, unidos por matrimônio ou união de fato, e por um ou mais filhos, compondo uma família nuclear ou elementar. Além deste significado teórico explicado em dicionário por exemplo, existem ainda mais significados para família, como a família representada na bíblia.

Qual o significado de família

A família é considerada uma instituição responsável por promover a educação dos filhos e influenciar o comportamento dos mesmos no meio social. O papel da família no desenvolvimento de cada indivíduo é de fundamental importância. É no seio familiar que são transmitidos os valores morais e sociais que servirão de base para o processo de socialização da criança, bem como as tradições e os costumes perpetuados através de gerações.

O ambiente familiar é um local onde deve existir harmonia, afetos, proteção e todo o tipo de apoio necessário na resolução de conflitos ou problemas de algum dos membros. As relações de confiança, segurança, conforto e bem-estar proporcionam a unidade familiar. Isso resume o que deveríamos saber sobre o significado de família no dia-a-dia.

Qual o significado de família

O significado e o conceito da palavra família

Além da tradicional estrutura familiar denominada nuclear ou também conhecida por elementar, as transformações sociais e culturais, proporcionaram a existências de diferentes estruturas e tipos familiares:

Família monoparental é quando composta por apenas um dos progenitores, ou seja, só o pai ou a mãe. As causas circunstanciais ou os motivos que possibilitam essa estrutura são vários, como morte, abandono ou divórcio ou ainda, uma decisão da mulher na maior parte dos casos, de ter um filho de forma independente.

Família comunitária é onde nesta estrutura todos os membros adultos que constituem o agregado familiar são responsáveis pela educação da criança.

Família arco-íris é o que diz respeito quando é constituída por um casal homo afetivo e que possuem uma ou mais crianças em sua responsabilidade.

Família contemporânea: é caracterizada pela inversão dos papéis do homem e da mulher na estrutura familiar passando a ser a mulher a chefe de família. Abrange a família monoparental, constituída por mãe solteira ou divorciada.

Família Real que é constituída pelo rei ou uma rainha soberana e todos os seus descendentes diretos. Os membros de uma família real são membros importantes e aproveitam de determinados privilégios na nação a qual representam.

Sagrada Família é claramente constituída pela tríade cristã que é representada na Bíblia Sagrada por Jesus, Maria e José.

O que constitui uma família

Conceitos sobre o significado de família designa-se pelo conjunto de indivíduos que tem grau de parentesco entre si e vivem próximos, seja na mesma casa por exemplo, formando o que chamamos de lar. Dizemos normalmente que uma família tradicional é normalmente formada pelo pai e pela mãe, unidos pelo laço do matrimônio, como o casamento ou união de fato, e que apresentam um ou mais filhos como herdeiros, compondo assim uma família nuclear ou mesmo elementar.